Orgânico, genuíno, ousado.
Um estilo. Uma vida.

Saber mais

Flexibilidade

Quão importante é ser ou não flexível?

Para alguns, a flexibilidade é aquilo que se tem quando se é jovem. Para Joseph Pilates, um corpo flexível é um corpo jovem independentemente da idade que marca a data de nascimento.

No dicionário, a flexibilidade significa agilidade, elasticidade, elegância. Aquilo que possui fácil manuseio.

É engraçado se quisermos transpor para outra linguagem. Vemos que, talvez, com a idade muitos de nós ficam mais difíceis de manusear pela quantidade de dogmas que se vão instituindo ao longo da vida e não permite que essas certezas absolutas sejam simples de cair por terra. Quanto mais difícil o manuseio, talvez as nossas células respondam da mesma forma e estejam mais sobre condições de stress quando o mundo nos pede, cada vez mais, agilidade, elasticidade, elegância e menos rigidez.

Consideramos que alguém tem muita flexibilidade quando vemos as coisas incríveis que conseguem fazer com as pernas. As pernas são o nosso meio de ir. Queremos que sejam livres e capazes.

Queremos boa actividade muscular. E tal implica contração e alongamento. Tal implica agilidade e elasticidade. Tal desenvolve elegância no trilho do seu caminho.

Pernas cansadas, pesadas, com varizes são pernas de certo modo bloqueadas. Algo se está a passar na zona pélvica que não permite uma boa circulação, retorno venoso e linfático. Algo se está a passar no centro diafragmático influenciando o sistema arterial, venoso e linfático.

A flexibilidade não diz respeito só a pernas. A flexibilidade envolve todo o corpo. Todo o corpo em sintonia para ser um corpo ágil, elástico e elegante.

A flexibilidade treina-se. E a flexibilidade envolve movimento, respiração, alimentação de acordo com as disfunções viscerais de cada pessoa e descanso adequado.

A flexibilidade é um dos resultados da consulta e respectivo acompanhamento “Relação com o Corpo”.

Para mais informações consultem o site, separador Relação com o Corpo. Preencham o questionário com as vossas dúvidas e eu logo respondo. Estou aqui para ajudar.

Precisas de ajuda?

Fala Comigo

Recebe artigos fresquinhos do blog

Subscreve a Newsletter