Orgânico, genuíno, ousado.
Um estilo. Uma vida.

Saber mais

Mindfulliving //Relação com o corpo

Um mentoring criado para te ajudar na implementação de um estilo de vida personalizado com saúde. Baseado no meu modelo de saúde: respiração, alimento e movimento. É desenhado para ti, em função das tuas necessidades, da tua história, dos teus objectivos.

“Sou responsável pela minha vida.”

Será esta uma frase fácil ou difícil de dizermos em voz alta? Parece pesado mas, na realidade, é leve. Nós somos o resultado das escolhas que fazemos. O nosso potencial relaciona-se com as escolhas que fazemos e com a forma como usamos a nossa liberdade. Somos responsáveis pelo nosso presente. O que semeamos ontem, colhemos hoje. O que semeamos hoje, colheremos amanhã. Podemos decidir como queremos escrever o nosso presente.

Se estás inspirado o suficiente para agir, através de um acompanhamento de 12 semanas (3 meses) vou dar-te ferramentas que precisas para a criação de hábitos que vão melhorar a tua saúde, a tua qualidade de vida de forma a que continues o caminho de te auto-conheceres e ires sendo a melhor versão de ti mesmo em cada instante.

Mais do que curar-te, procura não ficar doente. A base de tudo é a forma como nos relacionamos.


Várias situações desde que nasci me tinham mostrado que a responsabilidade era algo que me iria acompanhar toda a vida. No entanto, sempre considerei a responsabilidade pelos outros, o responder às expectativas dos outros e o despertar para mim própria, para o meu corpo, para a responsabilidade pela minha vida surgiu mais tarde, com vários avisos, os quais não findam sempre que me desvio desse caminho.

No final de 2014 procurei, pela primeira vez, ajuda para perceber o que se passava comigo, para começar a olhar para o que estava a fazer com a minha vida. Tinha 28 anos e sentia-me cansada semana após semana. As olheiras eram evidentes, a cara pálida, os ciclos menstruais completamente desregulados, as pernas super inchadas a partir do meio da tarde e pés constantemente frios, a barriga dilatada ao final do dia, o acne tardio inflamatório, a vontade de comer pacotes inteiros de bolachas ao fim da tarde, a comfort food como prato principal e a sensação de não me sentir plena. Era uma workaholic e a nível profissional tudo corria dentro de padrões normais mas o meu estilo de vida, o meu interior começou a dar sinais de que precisava de parar, respirar, ver os alimentos que estava a escolher e o corpo que estava a esquecer. Faltava uma metade de mim.
Comecei, assim, a procurar, estudar, fazer cursos e tratamentos para encontrar o que para mim faz todo sentido: A leve responsabilidade pela minha vida.

As nossas escolhas determinam o que somos. Se queremos ser confiantes temos que ter confiança no que sentimos que é o melhor para nós. O que de pior pode acontecer é chegarmos ao final da nossa vida com a sensação de que apenas usamos uma pequena parte de nós mesmos.

Em que consiste?

De forma a fazer uma avaliação com todos os parâmetros necessários para descortinar as possíveis disfunções presentes, é pedido o preenchimento de um questionário com várias questões. Essas questões vão, por si só, aceder a vários aspectos que nas rotinas do nosso dia-a-dia passam muitas vezes despercebidas. É importante que responder a verdade.

São pedidas análises clínicas (as últimas e as anteriores), fotografias de rosto sem qualquer make-up, fotografia da língua, fotografia de corpo de frente e perfil. Podem ser pedidos outros pormenores como barriga, manchas ou cicatrizes em função do caso.

Toda a informação será guardada confidencialmente e não partilhada.

Após reunida toda a informação realizamos a sessão de avaliação e apresentação do achados via zoom.

Durante 12 semanas serás acompanhado diariamente de forma a instituires as rotinas que te irei propor e que para ti fizerem sentido. Para além disso, teremos uma sessão semanal em livestream onde iremos trabalhar com os três pilares do modelo de saúde: alimento, respiração e movimento. As sessões são individuais. Terás, também, um ebook para te acompanhar em toda esta jornada.

O mentoring contempla ensino, aconselhamento, manipulação de alimentos, toque e auto-massagem, respiração, gestão de diário alimentar e comportamental.

Vamos pelos caminhos que definires e até onde quiseres. Ou seja, cada mentoring depende da avaliação individual de cada pessoa e é criado conforme os objetivos que definirmos. O meu objetivo é ensinar-te a alimentares-te conforme o que o teu corpo pede, a teres consciência do teu corpo, de todas as partes dele, da forma como fala contigo e a focares-te no presente, onde a vida acontece. E, desta forma, escreveres o teu presente.

Em que casos posso ajudar?

  • Quando decides aceder a ti através do teu corpo;
  • Dificuldades digestivas;
  • Dores em todo o corpo;
  • Distúrbios alimentares;
  • Fadiga geral, cansaço;
  • Ansiedade e ataques de pânico;
  • Ciclo menstrual irregular;
  • Endometriose;
  • Síndrome do ovário poliquístico;
  • Dificuldade em engravidar;
  • Insónias;
  • Barriga distendida (principalmente ao final do dia);
  • Objetivo de sentir e estar saudável.
Marta Gomes

Dr.ª Marta Gomes

MSc em Fisioterapia
Pós-Graduada em Medicina Chinesa

Precisas de ajuda?

Fala Comigo

Recebe artigos fresquinhos do blog

Subscreve a Newsletter