Orgânico, genuíno, ousado.
Um estilo. Uma vida.

Saber mais

Pós Parto Rehab

Numa gravidez o corpo de uma mulher passa por intensas transformações. O aumento de peso, o crescimento da barriga, o esticar da pele, as alterações dos órgãos na barriga pelo aumento do útero e o crescimento do bebé, o encurtamento do músculo respiratório e a alteração da dinâmica respiratória, a alteração da púbis e consequentes alterações dos músculos pélvicos, entre outras, que ocorrem, sensivelmente, ao longo de um período de 9 meses.

Após esse período, a mulher precisa de ser reabilitada, precisa de encontrar novamente o seu corpo, o seu corpo de mulher não grávida, o seu corpo de mulher.

O facto de ter um novo ser humano na sua vida, o facto de ter uma parte de si, fora de si, para cuidar, fá-la colocar o seu auto-cuidado de parte por dificuldade na gestão de tempo. Os primeiros 6 meses após o parto são meses de grandes transformações internas e externas na mulher. São os meses em que se vai conhecendo e reconhecendo muito através do bebé.

É difícil a transformação em mãe. Representa uma crise ainda pouco reconhecida socialmente. A capacidade para amar o novo ser depende muito da capacidade de nos amarmos, também, a nós próprias.

Talvez te identifiques com esta história…

“Fui mãe. Saí do hospital há dias e disseram-me que estava tudo bem com o bebé. Acho que tenho uma consulta médica daqui a 6 semanas. É tudo tão novo. É tudo tão diferente. Não reconheço o meu corpo. Não reconheço a minha barriga. Às vezes olho para o meu corpo no espelho mas com aquele medo de não me identificar, de não saber que imagem é que lá está. Estou parva. Existem outras coisas para pensar.

Agora existe o bebé e as mamadas e os banhos e os sonos dele e a casa para arrumar porque pode vir cá gente ver-nos e é uma vergonha uma casa desarrumada. E existe a roupa, a roupa para lavar e passar a ferro. E existe o pai, pois, existe o meu amor que tantas vezes só resmungo com ele e me esqueço de lhe dar um beijo e ele esquece-se de me abraçar. Depois ficamos os dois a olhar para o bebé e percebemos como fizemos algo tão bem feito, algo tão perfeitinho e trocamos um grande sorriso.

E nisto lembro-me de mim. Lembro-me de que tenho que cuidar também de mim. Lembro-me de que tenho que tomar um bom banho, limpar a pele, secar o cabelo e vestir aquelas roupas mesmo confortáveis e giras de estar por casa. Lembro-me que posso fazer sessões de recuperação pós-parto com aquela fisioterapeuta especialista nesta área. Posso falar com ela sobre a minha barriga, sobre a minha cicatriz, sobre o meu períneo, sobre a forma como estou ansiosa e parece que respiro pelos ombros. Posso, sim posso.

Consigo 2 horas por semana para tratar de mim, para voltar a reconhecer-me e a aceder ao meu corpo. Quero sentir-me na minha casa, no meu corpo. Quero amor. Quero, também, dar amor e permitir-me receber amor. Quero fazê-lo por mim primeiro do que tudo. E especialmente pelo meu bebé que tem uma mãe presente, atenta, conectada consigo própria e com o que a rodeia e capaz de iniciar esta nova vida. Depois por ele, a pessoa que escolhi para me acrescentar e que está sempre comigo, que está sempre pronto a apoiar-me. Vai correr bem. Vai mesmo correr bem.”

Descobre mais sobre o Pós-parto Rehab desenvolvido para as melhores mães do mundo. Aquelas que querem recuperar a sua barriga d’sonho, o seu corpo, a sua relação consigo próprias sempre, em qualquer idade, em qualquer fase. Estou aqui para ajudar.

Como?

  • Sessões via zoom e acompanhamento WhatsApp diário
  • Sessões presenciais
  • Alguns vídeos específicos para esta etapa no Studio Barrigas d’Sonho

Para mais informações sobre preçário e agendamento de sessões, por favor, deixar pedido de contacto.

Marta Gomes

Dr.ª Marta Gomes

MSc em Fisioterapia Cárdio-Respiratória
Pós-Graduada em Medicina Chinesa

Precisas de ajuda?

Fala Comigo

Recebe artigos fresquinhos do blog

Subscreve a Newsletter