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Respiração & Ginástica Abdominal Hipopressiva

A respiração é a primeira e a última coisa que fazemos na vida.

Não há nada mais nutritivo do que um bom aporte de oxigénio. Precisamos mais do oxigénio para viver do que do alimento e damos muito mais importância à comida do que ao ar que respiramos.

Os exercícios respiratórios têm efeito sobre o cérebro, a regulação das emoções, os sistemas de resposta ao stress, as hormonas, as emoções negativas e positivas e a capacidade de amar.

O stress parece ser algo inerente nos dias de hoje. Inicialmente podemos sentir apenas uma certa tensão, preocupação excessiva ou até ter dificuldade em adormecer. Mas com o tempo a situação progride para verdadeira ansiedade, insónia, fadiga, irritabilidade e dor em parte ou em todo o corpo.

O corpo tenta sempre adaptar-se ao stress. Liberta mais cortisol, mais adrenalina, mais neurotransmissores excitatórios, traduzindo-se em mais oxidação celular e mais inflamação. Tais alterações hormonais e de neurotransmissores influenciam o sistema imune deprimindo-o. Sem a colocação de um término ou abrandamento, a situação evolui para um quadro de exaustão surgindo doenças físicas moderadas a graves.

É possível prevenir e até reverter esta progressão aumentando a força, o equilíbrio e resistência do sistema de resposta do corpo ao stress.

Podem ser vistos como um Slow down. A respiração consciente volta-nos para a atenção plena, para o momento, para o nosso corpo no momento.

Quem consegue abrandar a sua respiração para um ritmo de 5 respirações em um minuto?

Resumindo, podemos escolher três formas de viver. Tomar comprimidos (não suplementos) diariamente, diminuir o factor stressor ou reservar 20 minutos por dia para praticar a respiração consciente (para exercícios respiratórios).

Se a escolha é activar o processo natural de cura do corpo e entrar em contacto com o eu orgânico, genuíno, ousado, então, as sessões de respiração e a avaliação //Relação com o Corpo são para vocês.

São sessões de 50 minutos que contemplam o auto-conhecimento do corpo, a forma como respira e o quanto a respiração influencia o seu potência, a sua mobilidade e flexibilidade.

Desde os exercícios respiratórios (sem nomes específicos) à ginástica abdominal hipopressiva, o foco no core (diafragma, abdominal e períneo) é o princípio activo de todo este processo de cura natural, de conexão, relação com o corpo.

Para sessões individuais preencham o formulário de contacto.

Para acederem a conteúdo onde podem realizar práticas por si só através de vídeos, consultem o Online Studio das Barrigas d’Sonho by MG.

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